Gerenciamento de Projetos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filme - O Reino Perdido

+8
Tiely
romulo.reis
Adipe Cherene Filho
guilherme.chagas
marcelle.almeida
henrique.matos
Admin
rafael.mansur
12 participantes

Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Anfiteatro

Mensagem  Katiane de Souza Silva Go Sex Set 13, 2013 8:38 am

O projeto para o anfiteatro foi uma sucessão de erros que culminaram em um grande fracasso.

O escopo do projeto tem que ser controlado e verificado em todas as etapas do projeto, para que o projeto seja realizado de maneira satisfatória, e foi justamente o que não aconteceu durante o projeto do anfiteatro.

Outro fato que ajudou no fracasso do projeto, foi a soberba e a ansiedade da premiação. Eles estavam muito convictos de que o projeto seria um grande sucesso que não verificaram todos os detalhes que deveriam ter sido verificados.

Houve também falta de comunicação entre os envolvidos, visto que algumas pessoas perceberam o erro e essa informação não chegou ao Gerente do Projeto.


Katiane de Souza Silva Go

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Principal erro - Anfiteatro de 100.000 lugares

Mensagem  Mateus_Santana Qui Set 12, 2013 11:12 pm

Concordo com o comentário do colega Rafael. Sem dúvida alguma o principal erro que culminou no insucesso do projeto do Anfiteatro foi no âmbito da gestão das comunicações. As falhas sucessivas ocorridas nessa área desencadearam outras sucessivas falhas principalmente no processo de verificação e controle do escopo do projeto.
Estive vivenciando nas últimas semanas este mesmo problema no meu trabalho. A falta de integração e comunicação entre a área de pesquisa e desenvolvimento e a área operacional ocasionou no desperdício de tempo, recursos e trabalho, no desenvolvimento de um sistema de informações que não atendia às necessidades de quem trabalha na "ponta" da operação.

Por isso, todas as áreas de conhecimento precisam ser trabalhadas de forma integrada e interdependente. Isso evita muito desperdício e retrabalho.

Mateus_Santana

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Anfiteatro 100.000 lugares

Mensagem  Aldilla Costa Santos Qui Set 12, 2013 10:35 pm

O filme do anfiteatro apresenta uma sequência de erros que resultaram no fracasso de um grande projeto...

Áreas importantes de gerenciamento de projetos de acordo com as melhores práticas do Guia PMBOOK foram ignoradas...
Alguns pontos que pude destacar como determinantes foram:

- Ausência total de integração entre os envolvidos e do Gerente de projetos, personagem principal para guiar e coordenar o projeto.

- Não houve uma comunicação clara entre as partes, solicitante (cliente) e executoras (engenheiros e equipe do projeto). Durante as reuniões do projeto não foram verificados os documentos nem checados para aprovação. Além do problema após ter sido identificado não ter sido informado efetivamente a ponto de interromper o projeto para revisão.

- E a qualidade do projeto foi totalmente comprometida pelo mal planejamento, falta de controle e de atenção em etapas fundamentais.

Características pessoais agravaram o problema como soberba, autossuficiência, autoritarismo e prepotência.

Que todos nós futuros Gerentes de Projetos possamos aplicar o aprendizado de sala de aula com eficácia...realizando nosso trabalho com eficiência para alcançar o sucesso!!!

Professor Gerson, obrigada pela prestimosa contribuição!!!


Aldilla Costa Santos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Anfiteatro 100.000 lugares.

Mensagem  timoteo_santana Qui Set 12, 2013 12:57 pm

Não sei se a história mostrada no filme aconteceu na realidade, mas acredito que, mesmo que seja uma ficção, esse tipo de situação é muito frequente em nossos dias, em nossas empresas. É claro que talvez não na mesma dimensão, mas rotineiramente vemos grandes projetos deflagrarem por causa de um escopo mal verificado e mal controlado, projetos que são orientados tão somente pelo egocentrismo e ganância de certas pessoas que estão focadas em interesses próprios, em sua auto-promoção!

Que esse caso nos sirva de exemplo em nossas vidas profissionais!

timoteo_santana

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Comentários sobre a mensagem da Marcelle

Mensagem  Adipe Cherene Filho Qui Set 05, 2013 5:09 pm

marcelle.almeida escreveu:Considerando o filme apresentado, acredito que a ânsia de ser o melhor, ganhar o prêmio e a convicção de que tudo daria certo, foi o principal fator que motivou a sequencia de falhas.
A não revisão do escopo do cliente e do produto foram determinantes para provocar toda a falha no escopo do projeto. As reuniões pareciam superficiais e não levavam em consideração a evidência (o documento) somente as suposições de que estava tudo correto.

O gerente do projeto não orquestrou de forma adequada, nem acompanhou como deveria todo o processo, colaborando para o aumento da falha. O ruído na comunicação também pode ser considerado neste âmbito como fator de falha também.

Compartilho também da visão dos colegas que postaram comentários neste tópico.

  Concordo com os comentários da Marcelle e acrescento ainda que faltou humildade para ouvir uma estagiária e assumir os próprios erros,que é fundamental para carreira de um bom profissional.

Adipe Cherene Filho

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty FILME ANFITEATRO 100.000 LUGARES

Mensagem  Tiely Qua Set 04, 2013 10:33 am

Concordo com a opinião dos colegas sobre os problemas que ocasionaram o não cumprimento da idéia original do projeto (acomodação de 100 mil pessoas no anfiteatro). Como citado pelo Rafael Mansur "O escopo deve ser verificado em todas as fases do projeto", porém o vídeo mostra que o escopo não foi revisado em nenhum momento, em função de diversos imprevistos e falta de dedicação e tempo por parte dos stakeholders. Também concordo com a Marcelle Almeida, pois o vídeo demonstra claramente que todos estavam ansiosos em receber o devido mérito pela construção de um projeto ousado e grandioso. Houve excesso de confiança, como citado pelo Guilherme Chagas, mas por parte de todos, pois cada um repassava o documento para o próximo nível sem ler e/ou criticar. Na minha opinião, além dos problemas já citados, também faltou participação da equipe de execução da obra, que além de simplesmente executar um documento, tem que ser capacitada para analisar e criticar incoerências/inconsistências no projeto. Por fim, entendo que faltou a figura do GP atuante e participativo, focado na execução e funcionalidade do projeto.

Tiely

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty ANFITEATRO 100.000 LUGARES

Mensagem  romulo.reis Ter Set 03, 2013 9:24 pm

Concordo com todos os comentários dos colegas e acrescento que a secretária erra ao digitar a capacidade do elevador, pois se distraiu admirando o o rapaz que estava indo entregar uma correspondência. A secretaria pede a revisão do projeto para o responsável,mas ele não faz. Nesta passagem encontramos 2 erros um da secretaria de se distrair durante o seu trabalho, e o responsável pelo projeto de não conferir os dados digitalizados, confiando no que a secretaria digitou.

romulo.reis

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Comentários na mensagem do Rafael Mansur

Mensagem  Adipe Cherene Filho Seg Set 02, 2013 4:41 pm

rafael.mansur escreveu:No filme visto em sala de aula sobre a construção do anfiteatro, o escopo do projeto é o trabalho a ser realizado para construção e entrega da obra concluída. Esse projeto inclui as atividades de planejamento, coordenação e gerenciamento, com as reuniões e relatórios feitos para garantir a realização do escopo de maneira satisfatória.
O escopo deve ser verificado em todas as fases do projeto, porém houve uma falha nas revisões por falta de um melhor gerenciamento das comunicações, como visto no caso em que a pessoa responsável para entregar o descritivo não checou o endereço e o estagiário que não passou o recado corretamente.
Outro erro grave que ocasionou a falha no resultado do projeto, foi a nova falta de verificação do projeto na reunião de Kick-off, para inicio da execução do projeto.
Houve erro durante todo o processo principalmente comunicação,auto confiança,check das entregas e falta de uma boa matriz de rastriabilidade de requisitos.

Adipe Cherene Filho

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty FILME ANFITEATRO 100.000 LUGARES

Mensagem  guilherme.chagas Qua Ago 28, 2013 9:50 pm

Continuando a linha de raciocínio dos colegas, concordo com todos com os erros cometidos pela equipe de projetos e demais stakeholders.
Mas gostaria de acrescentar um erro, que ao meu ver, foi um dos principais, e ninguém ainda o citou: O excesso de Confiança do Projetista. Mesmo quando indagado sobre seus cálculos, ele não hesitou em ir receber seu prêmio, ao invés de conferir o trabalho, mesmo sendo alertado sobre "possíveis" erros. Antes mesmo de receber esse alerta, ele falhou em não ter conferido os números previamente em outras ocasiões.

guilherme.chagas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 39
Localização : Campos dos Goytacazes/ RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Anfiteatro 1000 lugares.

Mensagem  marcelle.almeida Qua Ago 28, 2013 11:51 am

Considerando o filme apresentado, acredito que a ânsia de ser o melhor, ganhar o prêmio e a convicção de que tudo daria certo, foi o principal fator que motivou a sequencia de falhas.
A não revisão do escopo do cliente e do produto foram determinantes para provocar toda a falha no escopo do projeto. As reuniões pareciam superficiais e não levavam em consideração a evidência (o documento) somente as suposições de que estava tudo correto.

O gerente do projeto não orquestrou de forma adequada, nem acompanhou como deveria todo o processo, colaborando para o aumento da falha. O ruído na comunicação também pode ser considerado neste âmbito como fator de falha também.

Compartilho também da visão dos colegas que postaram comentários neste tópico.


marcelle.almeida

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty FILME ANFITEATRO 100.000 LUGARES

Mensagem  henrique.matos Seg Ago 26, 2013 10:03 am

Concordo com a opinião do Rafael e gostaria de acrescentar o seguinte:

O filme mostra claramente como os pequenos detalhes, muitas vezes não levados em consideração, podem acabar por destruir um grande projeto. Foi feita uma analogia entre a perda de um reinado devido a falta de atenção ao ferrar corretamente um cavalo e o imensurável prejuízo de um megaprojeto devido a falta de atenção com as comunicações e revisões do escopo do projeto.

O grande erro dos gerentes foi a falta de atenção às revisões do projeto por vaidade e até por um fraco gerenciamento de seu tempo, pois estavam sempre atrasados para encontros que julgavam ser mais importantes.

Caso seguissem as práticas do PMBOK reduziriam significativamente os riscos daquele projeto.


henrique.matos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/08/2013
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Filme - O Reino Perdido

Mensagem  Admin Seg Ago 26, 2013 9:35 am

Este tópico pertence a Turma GP04 de Campos - RJ e tem a finalidade de trocar opiniões sobre as práticas que estão sendo desenvolvidas na Disciplina de Gestão de Escopo.

Em relação ao filme que vimos no final da última aula (Anfiteatro de 100.000 lugares), qual você acha que foi o erro principal cometido pelos Stakeholders do projeto? Não esqueça de comentar também as opiniões de seus colegas.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 32
Data de inscrição : 27/10/2012

https://pech.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Sobre o Filme passado em sala de aula (Construção de um anfiteatro com 100.000 (cem mil) lugares).

Mensagem  rafael.mansur Seg Ago 26, 2013 5:52 am

No filme visto em sala de aula sobre a construção do anfiteatro, o escopo do projeto é o trabalho a ser realizado para construção e entrega da obra concluída. Esse projeto inclui as atividades de planejamento, coordenação e gerenciamento, com as reuniões e relatórios feitos para garantir a realização do escopo de maneira satisfatória.
O escopo deve ser verificado em todas as fases do projeto, porém houve uma falha nas revisões por falta de um melhor gerenciamento das comunicações, como visto no caso em que a pessoa responsável para entregar o descritivo não checou o endereço e o estagiário que não passou o recado corretamente.
Outro erro grave que ocasionou a falha no resultado do projeto, foi a nova falta de verificação do projeto na reunião de Kick-off, para inicio da execução do projeto.

rafael.mansur

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Filme - O Reino Perdido Empty Re: Filme - O Reino Perdido

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos